sábado , 20 Janeiro 2018 - 08:08
INICIO » Atualidades » Caso Celebgate: Hacker é condenado a prisão por divulgar fotos de celebridades nuas

Caso Celebgate: Hacker é condenado a prisão por divulgar fotos de celebridades nuas

Justiça americana condenou Ryan Collins, de 36 anos, a 18 meses de prisão após se declarar culpado pelo caso que ficou conhecido como “Celebgate”. Em 2014, o hacker conseguiu acesso a imagens nuas de mais de cem celebridades, incluindo atrizes e cantoras famosas, como Jennifer Lawrence e Avril Lavigne.

Em comunicado divulgado na quinta-feira, o promotor da Pensilvânia Bruce Brandler informou que Collins admitiu ter conduzido uma campanha de phishing — uma modalidade de fraude eletrônica — por cerca de dois anos, e conseguiu credenciais de mais de cem pessoas.

O hacker enganava suas vítimas enviando e-mails falsos direcionados que pareciam ser da Apple e do Google. Sem perceber, as celebridades preencheram formulários com login e senha de suas contas, e enviaram para o criminoso, que usou as credenciais para invadir serviços em nuvem para roubar informações pessoais, incluindo fotos.

“Em alguns casos”, disse Brandler. “Collins usava um software para fazer o download de todo o conteúdo do backup do iCloud das vítimas. Além disso, Collins criou uma fraude na qual enganava suas vítimas a enviarem a ele fotos nuas”.

De acordo com as investigações, Collins conseguiu acesso a pelo menos 50 contas do iCloud, da Apple, e 72 contas Gmail, do Google. Entretanto, os investigadores não conseguiram evidências ligando o hacker ao vazamento das fotos e outras informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *