sexta-feira , 19 Janeiro 2018 - 06:44
INICIO » Livros » Livros: Criação de Sistemas Supervisórios em Microsoft Visual C# 2010 Express: Conceitos Básicos, Visualização e Controles

Livros: Criação de Sistemas Supervisórios em Microsoft Visual C# 2010 Express: Conceitos Básicos, Visualização e Controles

 

Os supervisórios são softwares utilizados para monitorar e controlar equipamentos, permitindo a coleta, a análise, o armazenamento e a visualização de informações por meio de interfaces de comunicação.

Esta obra apresenta de modo prático a criação de sistemas visuais e de controle utilizando a ferramenta de desenvolvimento Visual C# 2010 Express Edition da Microsoft para sistemas que usam comunicação serial ou USB.

Apresenta o ambiente de programação Visual C#, assim como um pequeno aplicativo inicial no modo console (janela Prompt de comando), para entendimento básico da plataforma. Aborda os fundamentos básicos da linguagem C#, tipos de dados, declaração de variáveis, vetores e matrizes, operadores, entrada de valores pelo usuário e formatação de strings.

As estruturas condicionais (if, if-else, switch-case) e de repetição (laços for, while, do-while e foreach) são destacadas, além de informações sobre o tratamento de erros, pausas e interrupções de laços.

Explica a criação de softwares no modo visual ou gráfico e apresenta um software básico utilizando os conceitos aprendidos em capítulos anteriores. Em seguida, pode-se verificar a construção de classes, um dos elementos principais da linguagem C#.

A criação de um software monitor serial para transmissão e recepção de dados é indicada, e o aplicativo pode ser testado pelo software de simulação serial. Logo mais é feito um pequeno aplicativo de controle para um sistema microcontrolado através da comunicação serial. Estuda a criação de um sistema de supervisão e a sua depuração, sendo capaz de monitorar os dados obtidos da conversão analógico-digital do microcontrolador.

Detalha ainda a criação de um aplicativo com a mesma base do aplicativo de controle, porém apresenta o armazenamento em arquivo dos dados monitorados. Complementando o aprendizado, os aplicativos recebem componentes dos tipos gauge e gráfico para melhor a visualização dos dados obtidos.

Abrange um sistema completo de monitoramento e controle através da comunicação serial entre o computador e o circuito microcontrolado.

Finalizando, constrói um aplicativo que utiliza a comunicação USB no modo HID (Human Interface Device) entre PC e, agora, o PIC18F4550 programado em linguagem C por meio do compilador CCS.
Download das respostas dos exercicios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *